LÍRICA E AFRODESCENDÊNCIA: IDENTIDADES ÉTNICAS EM CADERNOS NEGROS

  • Ana Claudia Duarte Mendes UEMS
Palavras-chave: Afrodescendente. Poesia. Colonialidade. Memória. Ancestralidade

Resumo

Este estudo se insere nas temáticas que contemplam a Lei 11.645/08 em relação aos estudos de literatura afro-brasileira. Neste artigo selecionamos dois poemas presentes em Cadernos Negros (2006), volume 29, a fim de dialogar sobre as questões que permeiam esse fazer poético. As resistências e a necessidade de afirmação étnica que marcam a luta pela sobrevivência e a insurgência contra as heranças e cicatrizes do período colonial estão presentes no tecido poético afrodescendente e denunciam as práticas culturais de um país que produz desigualdades inúmeras e riquezas para poucos. Nesse sentido, a memória ancestral, as afirmações identitárias e os fazeres culturais percebidos nos poemas são relacionados e compreendidos a partir dos estudos decoloniais. Consideramos pertinente dialogar com o conceito de colonialidade, de identidade étnica e memória ancestral na perspectiva de desvelar o sentido dessa escrita, marcada pela consciência e necessidade de afirmação identitária, de construção de vivências étnicas e sociais mais inclusivas. O resultado esperado é o de promover a divulgação, o estudo e a visibilidade da poesia afrodescendente.

Biografia do Autor

Ana Claudia Duarte Mendes, UEMS
Professora Doutora em Letras (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

Referências

BARBOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.) Cadernos Negros, vol. 29: Poemas. São Paulo: Quilombhoje, 2006.

BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988.

CADERNOS NEGROS, vol. 29: Poemas. Org. São Paulo: Quilombhoje, 2006.

CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Pero Vaz de Caminha. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em: 01 out 2018.

DIONÍSIO, Dejair. Ancestralidade bantu na literatura afro-brasileira: reflexões sobre o romance “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/148-eduardo-de-assis-duarte-por-um-conceito-de-literatura-afro-brasileira, acesso em: 10 set 2018.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. SILVA, Tomaz Tadeu da; LOURO, Guaracira Lopes. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

LOBO, Luiza. Crítica sem juízo. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

MACHADO, Serafina. Nuegreza. In: BARBOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.) Cadernos Negros, vol. 29: Poemas. Org. São Paulo: Quilombhoje, 2006, p. 213-220.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria de Paula (Org.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 84-130.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria de Paula (Org.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria de Paula (Org.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SOBRAL, Cristiane. Paixão. In: BARBOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.) Cadernos Negros, vol. 29: Poemas. Org. São Paulo: Quilombhoje, 2006, p. 49-56.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

Seção
ESTUDOS LITERÁRIOS - ARTIGOS