Foco e Escopo

A Revista Primeira Escrita é uma publicação do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana. Seu principal objetivo é a publicação de textos inéditos de cunho teórico ou crítico, publicados nas seções Dossiê, Vária e Primeira Escrita.

As formas de publicação são artigos e resenhas que se dediquem a assuntos relacionados à Linguística e Literatura, sem restrições de enfoques teóricos ou metodológicos.

A revista mantém uma periodicidade anual, sendo os textos enviados para publicação submetidos a parecer do Conselho Editorial e encaminhados para a análise de dois pareceristas.

ISSN 2359-0335 (Publicação online)

Indexadores:

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos e resenhas enviados para a Revista Primeira Escrita são inicialmente escrutinados pelo Conselho Editorial.

A desqualificação do trabalho nesta etapa ocorre quando o manuscrito:

1) desconsidera as normas da ABNT, principalmente no que se refere a citações, referências bibliográficas, identificação de tabelas e figuras ao longo do texto;

2) apresenta redação inadequada, com evidente falta de domínio da linguagem acadêmica, incluindo problemas de coesão, erros linguísticos e problemas de digitação;

3) apresenta uma simples revisão sem posicionamento crítico;

4) desconsidera a formatação indicada nas normas da Revista.

5) apresenta auto-plágio ou plágio de terceiros em partes do artigo ou nele completo.

Em seguida, os textos são encaminhados para dois pareceristas, os quais, às cegas, procederão à análise de artigos e/ou resenhas.

Os pareceristas avaliam os seguintes aspectos: a atualização e contribuição do tema para à área do conhecimento, originalidade da pesquisa, consistência teórica do texto, clareza da metodologia, referências bibliográficas atualizadas e pertinentes e redação adequada à norma padrão.

Havendo divergências significativas nas avaliações, um terceiro parecerista avaliará o texto.

Política de Acesso Livre

Histórico do periódico

Criada em 2013 por docentes do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana (CPAQ), a Revista Primeira Escrita teve sua primeira edição publicada em 06 de novembro de 2014.

A ideia para sua concepção surgiu da necessidade identificada entre os acadêmicos do campus de escreverem textos científicos com qualidade, os quais pudessem motivar a realização de pesquisas dentro do curso de Letras.