Foco e Escopo

A Revista Primeira Escrita é uma publicação do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana. Seu principal objetivo é a publicação de textos inéditos de cunho teórico ou crítico, publicados nas seções Dossiê, Vária e Primeira Escrita.

As formas de publicação são artigos e resenhas que se dediquem a assuntos relacionados à Linguística e Literatura, sem restrições de enfoques teóricos ou metodológicos.

A revista mantém uma periodicidade anual, sendo os textos enviados para publicação submetidos a parecer do Conselho Editorial e encaminhados para a análise de dois pareceristas.

ISSN 2359-0335 (Publicação online)

Indexadores:

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos e resenhas enviados para a Revista Primeira Escrita são inicialmente escrutinados pelo Conselho Editorial.

A desqualificação do trabalho nesta etapa ocorre quando o manuscrito:

1) desconsidera as normas da ABNT, principalmente no que se refere a citações, referências bibliográficas, identificação de tabelas e figuras ao longo do texto;

2) apresenta redação inadequada, com evidente falta de domínio da linguagem acadêmica, incluindo problemas de coesão, erros linguísticos e problemas de digitação;

3) apresenta uma simples revisão sem posicionamento crítico;

4) desconsidera a formatação indicada nas normas da Revista.

5) apresenta auto-plágio ou plágio de terceiros em partes do artigo ou nele completo.

Em seguida, os textos são encaminhados para dois pareceristas, os quais, às cegas, procederão à análise de artigos e/ou resenhas.

Os pareceristas avaliam os seguintes aspectos: a atualização e contribuição do tema para à área do conhecimento, originalidade da pesquisa, consistência teórica do texto, clareza da metodologia, referências bibliográficas atualizadas e pertinentes e redação adequada à norma padrão.

Havendo divergências significativas nas avaliações, um terceiro parecerista avaliará o texto.

Periodicidade

Anual

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Criada em 2013 por docentes do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana (CPAQ), a Revista Primeira Escrita teve sua primeira edição publicada em 06 de novembro de 2014.

A ideia para sua concepção surgiu da necessidade identificada entre os acadêmicos do campus de escreverem textos científicos com qualidade, os quais pudessem motivar a realização de pesquisas dentro do curso de Letras.