O ALUNO DO ENSINO PRIMÁRIO E ÀS DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E LEITURA DE PALAVRAS

  • MARIA VERONICA SANTANA SALES UNIVERSIDADE INTERNACIONAL IBEROAMERICANA- UNUNI- MX
  • MARIA APARECIDA SANTOS E CAMPOS UNINI- UNIVERSIDADE INTERNACIONAL IBEROAMERICANA- DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave: Consciência Fonológica, Habilidades, Leitura de Palavras.

Resumo

Objetivo verificar se as habilidades consideradas no CONFIAS e o Teste de palavras isoladas predizem problemas de aprendizagem da leitura. Metodologia descritiva correlacional. Amostra 56 alunos do 1º ano  ensino fundamental, idade: 5 e 7 anos. Resultados: habilidades metalinguísticas silábicas, fonêmicas,  menor na consciência fonêmica.  Desempenho geral insatisfatório, habilidades consideradas no CONFIAS, que prediz problemas de aprendizagem de leitura,  cognitivas metalinguísticas pouco desenvolvidas. Resultados obtidos na leitura de palavras isoladas, melhor desempenho na leitura de palavras regulares comparado a  palavras irregulares e pseudopalavras, porém, nesta avaliação, no geral, o resultado confirma a correlação. 

Biografia do Autor

MARIA VERONICA SANTANA SALES, UNIVERSIDADE INTERNACIONAL IBEROAMERICANA- UNUNI- MX
Doutoranda em Educação, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Portugal), especialista em Educação Desenvolvimento e Politicas Educativas pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - Faculdade Nossa Senhora de Lurdes (Paraíba), Psicopedagoga Institucional pela Faculdade Atlântico e licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de SergipePrimeira ocupante da Cadeira nº 08 da Academia Gloreênse de Letras.

MARIA APARECIDA SANTOS E CAMPOS, UNINI- UNIVERSIDADE INTERNACIONAL IBEROAMERICANA- DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
PHD em Educação, Mestre em Ciências da Educação, Licenciada e Bacharelada Educação Física, Graduada em Magistério e Letras Espanhol. Professora no curso de Doutorado em Educação da Universidade Iberoamericana,  membro do grupo HUM 790 de investigação da Universidade de Jaén, Depto. de Didática da Expresión Musical, Plástica e corporal.

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Publicado
2019-06-05