Foco e Escopo

A Revista Eleuthería tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados ao portal da Revista Eleuthería serão avaliados previamente pelos membros do Comitê Executivo, e se estão de acordo com as normas de publicação divulgados no site. Em caso de uma avaliação negativa, o pesquisador será notificado num prazo de 10 (vinte) dias. Em caso de avaliação positiva, o artigo será encaminhado para 02 (dois) ou 03 (três) pareceristas de universidades diferentes, na condição de pareceristas "ad hoc". Todos os textos serão submetidos ao parecer do Conselho Científico, sob forma de duplo anonimato. Os pareceristas têm 30 (trinta) dias para o envio da avaliação do artigo, podendo aprovar ou reprovar a publicação. Nesta avaliação será considerada a relevância do tema, objetividade do artigo, estrutura geral do texto e obediência às normas editoriais. 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que surgiu da necessidade dos pesquisadores em divulgar seus trabalhos de pesquisa e dialogar com os outros pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores do Brasil e de outras partes do mundo.

Prioritariamente, a revista receberá artigos inéditos de doutores em filosofia ou áreas afins e a periodicidade será semestral. Os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.

O Conselho Executivo da Revista Eleuthería é formado pelos professores do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Conselho Científico conta com a participação de diversos pesquisadores de outras instituições de Ensino Superior, propiciando a troca científica nas várias áreas de estudos em Filosofia.