Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP.
  • Maria Raquel Miotto Morelatti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT, UNESP. Presidente Prudente-SP.
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Lisboa-Portugal. ULisboa.
Palavras-chave: Formação Professores, Início da Docência, Ensino de Matemática, Dificuldades pedagógicas/conceituais, Colaboração.

Resumo

O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP.
Professor Ajunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universdiade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP. Pós-Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP, Câmpus Bauru. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". 
Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT, UNESP. Presidente Prudente-SP.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Matemática e Computação (DMC) e atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Presidente Prudente (Brasil).

 

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Lisboa-Portugal. ULisboa.
Professor Catedrático de Didática da Matemática, licenciado em Matemática pela Universidade de Lisboa. Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA).

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Ciríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. da. (2019). Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 51-70. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9104