Família e escola: a construção da homofobia no Brasil

  • Emerson André de Godoy Mestre em educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – campus: Paranaíba-MS.
  • Maycon Regis Nogueira dos Santos Graduando em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa
Palavras-chave: Família. Escola. Homofobia.

Resumo

Este artigo pretende levantar questões acerca da construção social da homofobia no Brasil e busca problematizar alguns dos modos pelos quais a família e a escola têm contribuído para a constituição de uma sociedade homofóbica. Em um primeiro momento a análise dar-se-á envolvendo a questão familiar, visto que há uma naturalização no processo de educação dentro do contexto familiar, como em outros ambientes, baseado em um modelo heteronormativo de sociedade, e uma tendência de invisibilidade dos outros modelos, consequentemente, causando a impressão de que não são naturais. Quanto à escola, esse ambiente social nem sempre é acolhedor e inclusivo, nessa perspectiva, o ambiente escolar configura-se cercado pela naturalização da homofobia, promovendo e provocando o abandono escolar dos indivíduos pertencentes à comunidade LGBT.  Estes constantemente são vítimas de agressões, piadas e do ódio de seus colegas e professores, ressaltando que a homofobia acontece de diversas formas e nos dois ambientes sociais: familiar e escolar, e as agressões e humilhações sejam elas físicas, psicológicas ou moral são desconsideradas na maioria das ocasiões. Sendo assim, faremos uma revisão bibliográfica seguindo a perspectiva pós-estruturalista, para construir uma análise de como acontece a construção dessa homofobia e, assim, responder questões importantes inerentes a esta, de forma que se possa contribuir com o próprio movimento LGBT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito; trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, p. 39-64, 1998.

DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em revista, n. 39, p. 39-50, 2011.

GGB, Grupo Gay da Bahia. Assassinato de LGBT no Brasil, Relatório 2016. Disponível em: https://homofobiamata.files.wordpress.com/2017/01/relatc3b3rio-2016-ps.pdf Acesso: em 20 set. 2018.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.) Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Vozes, 2003.

MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 21, p. 150-182, 2009.

MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: entre história e memória. História e Educação: territórios em convergência, Vitória, v. 1, 2007.

SABO, Donald. O estudo crítico das masculinidades. Adelman M, Silvestrin CB, organizadores. Coletânea gênero plural. Curitiba: Editora UFPR, p. 33-46, 2002.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jovens brasileiros, consciência histórica e vida prática. In: História Hoje, v. 5, n. 9, p. 31-48, 2016.

SCHULMAN, Sarah. Homofobia familiar: uma experiência em busca de reconhecimento. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 05, p. 67-78, 2012.

WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 460-482, 2001.

Publicado
2019-06-30
Como Citar
de Godoy, E. A., & Nogueira dos Santos, M. R. (2019). Família e escola: a construção da homofobia no Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(11), 41-62. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7527
Seção
Artigos de demanda contínua