Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula

  • Andrea Paula Rego Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Palavras-chave: Processo Educativo. Multiculturalismo. Geografia

Resumo

Este estudo abordará discussões sobre a multiculturalidade no processo educativo nas instituições escolares, de modo que as diferenças existentes em um mesmo espaço possam ser respeitadas e valorizadas, ao invés de serem motivos de exclusão e discriminação. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com debates e reflexões acerca da importância e do respeito para com as diferenças, principalmente na esfera educacional, de modo que o princípio da igualdade de direitos possa se aplicar a todos indivíduos que formam uma sociedade e que convivem no espaço escolar. O mesmo constitui-se um ensaio teórico, fundamentado em discussões de autores, como Silva e Brandim (2016), Carmo, Farias e Mendes (2014), Candau (2008, 2011) e Werneck (2008), que debatem em seus estudos e obras, aspectos relevantes sobre o multiculturalismo na educação. Assim, com este estudo percebeu-se que abordar a multiculturalidade junto com o processo de ensino não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. É fundamental que haja uma mobilização e comprometimento por parte de toda a comunidade escolar, incluindo nesse processo a parceria com o Estado, para que se materialize nas escolas uma educação multicultural, capaz de promover aos alunos uma consciência sobre os problemas que as diferentes formas de preconceito e discriminação podem acarretar para a vida de um indivíduo em formação.

Biografia do Autor

Andrea Paula Rego Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE-UERN).
Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN).

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Publicado
2019-06-30
Seção
Artigos