O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, nem foi publica em anais de eventos ou outros meios quaisquer; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível, estando na forma de hyperlinks, prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. As contribuições*, enviadas à revista na modalidade de artigo científico e resenha, devem ser inéditas**, escritas preferencialmente em língua portuguesa, atendendo às seguintes especificações: 

- Artigos de 10 a 25 laudas em espaço simples.

- Resenha de até 5 laudas em espaço simples.

 

*APCs - taxa de processamento de artigo taxa de submissão:

A Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação de seus trabalhos.

** Por trabalho inédito, entende-se, aqui, aquele que não foi publicado, tal como submetido, em quaisquer outros contextos, veículos e/ou suportes. A revista não aceita trabalhos já publicados em anais de eventos, livros, coletâneas etc. A republicação de trabalhos em PDRES caracterizaria autoplágio, além de ferir direitos autorais dos eventos, editoras, instituições etc. 

Nos trabalhos remetidos à apreciação da revista, o(s) autor(es) podem, todavia, fazer uso de partes de suas produções bibliográficas anteriores, como aquelas decorrentes de textos publicados em eventos, por exemplo, desde que haja menção ao fato e, ademais, o uso desses trechos não ultrapasse de 10 a 20% do novo texto. 

Artigos provenientes de teses e dissertações são aceitos para avaliação, desde que reelaborados como tal e se indique sua procedência em nota de rodapé e/ou no corpo do texto, não tendo sido, igualmente, o conteúdo do artigo  publicado por outros meios.

Os artigos enviados passarão por procedimentos de pesquisa de possíveis plágios ou autoplágios, sendo que, em caso afirmativo, os mesmos não serão avaliados e/ou rejeitados.

A revista reserva-se ao direito de, a qualquer tempo que se tome conhecimento da existência de (auto)plágios, suspender a editoração de artigo.

 

2. Quanto à formatação, os textos devem ser digitados em editor Word for Windows, apresentar espaçamento simples entrelinhas, com todas as margens de 3 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, inclusive em títulos e subtítulos. As aspas devem ser usadas apenas em caso de citações no corpo do texto, conforme a NBR 10520. Para destacar palavras ou expressões usadas no trabalho, o recurso tipográfico a ser utilizado é a escrita em itálico. Apenas os hyperlinks, contidos na listagem final de referências, podem aparecer destacados de forma sublinhada.

3. As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando imprescindíveis, devem ser numeradas sequencialmente e figurar no rodapé da página correspondente. 

4. Os títulos deverão ser escritos em caixa alta e em negrito, sendo composto por até 20 palavras, distintas das palavras-chave, no caso de artigos. No subtítulo, caso exista, o negrito não se aplica.

Ex: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA: O PRIMADO DA FÉ SOBRE A INSTRUÇÃO 

5. Os resumos dos artigos devem conter entre até 250 palavras, indicando a temática abordada, os objetivos do estudo, o(s) método(s) de coleta e análise de dados empregados, os resultados e as conclusões gerais obtidos. 

6. Artigos devem apresentar, abaixo do resumo, de três a cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto final. 

7. Deve-se acrescentar aos artigos as correspondentes versões dos títulos, resumos e palavras-chave em inglês.  

8. Figuras, quadros, gráficos, tabelas e imagens devem ser apresentados no corpo do texto, devidamente identificados e com respectivas legendas, quando for o caso. 

9. Sugere-se que os artigos tenham a seguinte estrutura: 1. Introdução, 2. Metodologia (ou outra expressão equivalente), 3. Resultados e Discussões, 4. Considerações Finais e, após, as Referências. Os itens mencionados devem ser grafados em caixa alta e baixa e em negrito, podendo apresentar subitens. 

10. Recomenda-se que os ensaios teóricos apresentem a seguinte estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais, sem numeração, em negrito, podendo essas seções serem designadas por outras expressões equivalentes, a critério do(s) autor(es), bem como apresentarem outras subdivisões, também não numeradas. 

11. O(s) autor(es) não devem se identificar de forma alguma no texto. Caso precise(m) fazer referência a trabalhos de sua autoria ou observações que possam identificá-lo(s), usar as expressões Autor 1, Autor 2, e assim sucessivamente. 

12. Para artigos científicos, admitem-se, no máximo, quatro autores. Para as resenhas, o número máximo é de dois autores. Em todas as modalidades de trabalhos enviados, pelo menos um dos autores deverá ter, no mínimo, o título de mestre e, preferencialmente, o título de doutor. 

13. Somente serão aceitas resenhas de livros e teses publicados até, no máximo, há um ano antes da data de envio do trabalho à revista. 

14. Citações e referências devem seguir os moldes de formatações normatizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) mais recente. O destaque das referências listadas ao final do texto, no item Referências, deve ser padronizado em itálico e não em negrito.  

15. As contribuições inéditas enviadas serão remetidas a dois pareceristas da área para análise, pelo modo blind review. Estem podem aprovar o trabalho de imediato, aprovar com a necessidade de reformulações ou rejeitá-lo na íntegra. No caso de aprovação com necessidade de reformulações, o aceite final e publicação do texto ficam condicionados ao reenvio do texto para o(s) editor(es) com as alterações solicitadas em destaque. Quando os pareceres forem divergentes, um favorável e outro desfavorável, o mesmo trabalho será enviado a outro parecerista da área, cuja apreciação servirá como critério de desempate. 

16. Quando tiverem trabalhos aceitos na revista, o(s) autor(es) devem esperar, no mínimo, três edições consecutivas da revista para submeter novas contribuições. Essa norma não se aplica, todavia, para autores convidados, quando for o caso.  

17. O(s) autor(es) devem enviar como documento suplementar, obrigatoriamente, uma folha de rosto contendo o título do trabalho, o(s) nome(s) dos autor(es), conforme cadastrados no momento da submissão, bem como seus dados curriculares (preferencialmente última titulação acadêmica), afiliação institucional, Orcid e contato, mediante endereço eletrônico e/ou físico. Essas informações é que aparecerão no artigo, como nota de rodapé. Tais informações não devem ultrapassar 5 linhas para cada autor. 

18. O(s) autor(es) devem acrescentar, como documento suplementar, também no ato da submissão on-line, declaração digitalizada de cessão de direitos autorais***, assinada pelo(s) autor(es), conforme o seguinte modelo: 

Declaração de Cessão de Direitos Autorais 

Eu (Nós), abaixo assinados, cedo(emos) os direitos autorais  sobre o artigo (indicar o nome do manuscrito em itálico) para a revista Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, em caso de aceite para publicação. Também estou(amos) ciente(s) das normas desta publicação e as aceitamos, reservando ao(s) editor(es) o direito de fazer pequenas modificações gráficas, adequações estilísticas e/ou ortográficas, desde que não comprometam o conteúdo do texto enviado. Declaro(ramos), ainda, que o citado trabalho é inédito e não está tramitando, simultaneamente, em outro(s) periódico(s), tampouco foi publicado, da forma como ora se apresenta, em outros locais, como em anais de eventos. Sendo essa a expressão de verdade, assinamos: 

(Assinatura)

___________________

Nome do autor 

Local e data

 

*** A Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade utiliza a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported. O(s) autor(es) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

A revista não se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

 
 
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