Foco e Escopo

Missão

A missão da Revista Desafio Online, da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é servir como fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica e gerencial das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia.

 

Foco

 A natureza da revista é de caráter acadêmico, publicando artigos originais e inéditos que sejam resultado de pesquisa científica. Os artigos devem necessariamente trazer uma contribuição acadêmica teórica ou empírica à área de conhecimento.

Não há preferência a priori por nenhuma ênfase temática, de modo que as posições constantes nos artigos são de responsabilidade exclusivas de seus autores.

Há um posicionamento deliberado de publicar artigos de todos os grupos de pesquisa do país.

 

Público Alvo

A Revista Desafio Online está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos pela Revista Desafio Online são inicialmente submetidos à revisão de admissão (desk review). Nessa fase os editores analisam: (1) se o trabalho condiz com o Foco e Escopo da revista, e (2) se as Diretrizes para Autores foram cumpridas. Os artigos aceitos nessa primeira fase são encaminhados para a avaliação do mérito no sistema de double blind review. Os manuscritos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para a área, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.  A decisão final sobre a publicação ou não do trabalho é sempre do editor-chefe, com base nos pareceres dos demais editores e consultores ad hoc. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

Periodicidade

A periodicidade da Revista Desafio Online é quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Autoria

De acordo com as recomendações dadas pelos indexadores de periódicos, serão respeitados os limites de trabalhos de autores vinculados à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A cada ano, não serão publicados mais de um trabalho do mesmo autor.

Responsabilidade sobre o conteúdo

Nenhuma das organizações ou pessoas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos. Tal responsabilidade é inteiramente dos autores dos respectivos textos.

Todos os autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada.

Histórico do periódico

Após doze anos de publicação em versão impressa, a Revista Desafio, em 2013, assume versão, apenas, online ( ISSN 2317-949X).

Sendo uma revista editada pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), julgou-se conveniente adequar este periódico eletrônico, segundo as orientações de boas práticas da publicação científica do Manual ANPAD.

Atentos à classificação da antiga versão da Revista Desafio, B5 para diferentes áreas de avaliação que constam no WEBQUALIS da CAPES, e visando enquadrá-la em um estrato indicativo de qualidade mais elevado, assume-se a tarefa de consolidar a publicação eletrônica deste veículo de divulgação de modo cauteloso, mas ágil.

A versão eletrônica do periódico tem como missão ser uma reconhecida fonte de pesquisa nos campos de Administração e áreas afins. Para fomentar o interesse por suas publicações e, com isso, o número de visitas à página da revista, são divulgados, gratuitamente, artigos científicos e aplicações do conhecimento que sejam inéditas e relevantes às áreas de interesse desta revista.

Desafio Online tem periodicidade quadrimestral. Para garantir que a cada quatro meses um novo número se torne público, são fixadas regras para a avaliação dos artigos, bem como prazos para sua devolução aos autores. Em cada artigo publicado, consta a data em que o artigo foi recebido e a data em que foi liberado para publicação.

A colaboração espontânea por parte do corpo editorial científico, formado por pesquisadores reconhecidos de diferentes Universidades do Brasil e de fora do país, bem como de Institutos de Pesquisa, na indicação de revisores e no cuidado com a aderência das publicações às áreas de interesse da Desafio Online, contribui para garantir o rigor pretendido daquilo que é publicado. Toda avaliação é feita por dois pareceristas (forma de blind review) e, ao final de um ano de publicação, é apresentada na página da revista uma lista, contendo o nome e as instituições daqueles que avaliaram artigos que foram publicados naquele período. Autores de trabalhos publicados na Desafio Online serão convidados para avaliar trabalhos submetidos para apreciação, promovendo a reciprocidade no meio acadêmico.

Por fim, cabe destacar que a Desafio Online está totalmente inserida no Portal SPELL. Busca-se, com isso, aumentar o interesse dos autores em publicar resultados inéditos de trabalhos representativos dos interesses da revista.