ELEMENTOS RELACIONADOS À VIOLÊNCIA DIRIGIDA AO PROFESSOR: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES, MECANISMOS EFETIVOS DE DEFESA E PROTEÇÃO DE UMA CATEGORIA?
Resumo
As questões relacionadas à violência no contexto escolar têm preocupado educadores brasileiros e de todo o mundo. Refletir acerca das questões relacionadas com a violência na formação docente é essencial. Necessita-se entender que a violência não é algo que apareça pronto dentro da escola. Ao contrário, ela é construída nas relações que se estabelecem diariamente entre os seus atores. Nesta medida, gestores, professores e estudantes constantemente encontram-se no epicentro desta questão. As relações professor-aluno, a base oferecida aos profissionais nos cursos de formação de professores e a legislação que regulamenta estas ofertas, podem auxiliar no entendimento do surgimento de situações de violência nos contextos escolares nas suas diversas formas e nuances em que esta se apresenta. Nesse sentido, o processo de definição das Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia foi marcado pelo debate entre diferentes concepções de formação. Pretendeu-se nesse artigo nortear às discussões em torno do atendimento a legislação para a formação dos professores e a possibilidade de formar educadores em meio a um contexto de violência no ambiente escolar, visto que o cenário brasileiro se encontra submergido em um sistema educacional com muitas mazelas, a maioria provocada por uma formação que se encontra, entre outras, desprovida de uma concreta e reflexiva relação teoria-prática. As considerações finais foram pautadas nas pesquisas bibliográficas realizadas, utilizando o método funcionalista, com objetivo maior de interpretação das discussões acerca do tema abordado. Considera-se que apenas o atendimento a legislação educacional não é suficiente para formar educadores em meio a um contexto de violência no ambiente escolar.Referências
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