Foco e Escopo

Incorpora no acervo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a ARGAMASSA - Revista das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Gestão, Decisão e Memória,  cujo lançamento ocorreu em 2018. Seus autores e colaboradores são membros da Comunidade da UFMS, bem como aberto a todos os interessados nas temáticas e nas áreas de conhecimentos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Gestão, Decisão e Memória, além de temas correlatos, interdisciplinar e multidisciplinar, demonstrando a pluralidade, diversidade e universalidade do conhecimento, da produção do saber e da cultura. Tem a missão de ser veículo de comunicação e registro da produção científica, dos registros, fatos e acontecimentos relevantes para formação e constituição do conhecimento. Objetivo é reunir, avaliar, divulgar e promover a produção e conhecimento científico, registro da memoria e dos fatos significativos da cultura. O público alvo compreende em todos e quaisquer interessado no conhecimento e na cultura. A política de submissão é democrática, observando os padrões internacionais e da boa prática. Sendo recebido documentos no formato WORD, aceitos para publicação na revista.

Para tanto reafirma-se como um veículo eletrônico de difusão do conhecimento, o que conduz para a política de publicação, tanto de originais inéditos, como de republicações.

A base e filosofia de um veículo eletrônico difusor do conhecimento. Com visão de ser um grande banco de dados de conhecimento e disponibilizar aos professores, estudantes e pesquisadores, um canal para publicação de seus trabalhos científicos relacionados às diversas áreas do conhecimento, assumindo uma dimensão multidisciplinar em sua essencialidade.

Podem ser encaminhados para publicação:

• Artigos Científicos,
  • Trabalhos de Conclusão de Curso,
  • Monografias,
  • Dissertações,
  • Teses;
  • Artigos inéditos;
  • Artigos em reedição ou atualizados de publicações já submetidas em outros órgão de publicação, sem restrições;
  • Resenha;
  • Relatórios;
  • Outras publicações e documentos relevantes para o mundo acadêmico.

Processo de Avaliação pelos Pares

ARGAMASSA tem por política de avaliação dos manuscritos submetidos aos editores que realizarão por meio de um ou mais editores e pareceristas,  recomendações apoiadas nas decisões dos editores para aprovação ou rejeição de manuscritos. O editor-chefe ou o editor de seção correspondente é o responsável final pelas decisões, segundo o fluxo de processamento adotado pelo periódico.
Os periódicos adotará diferentes processos de avaliação e denominação das instâncias responsáveis que conduzem à aprovação ou rejeição de manuscritos. O procedimento adotado deve ser especificado formalmente nas instruções aos autores. O processo de arbitragem deve ser transparente e documentado. O autor deve ter sempre acesso ao estado de avanço da avaliação e os periódicos devem assegurar aos autores a possibilidade de recorrer das decisões editoriais.
É obrigatória a indicação nos artigos publicados das principais datas do processo de arbitragem, compreendendo pelo menos as datas de recebimento e de aprovação.

Periodicidade

Trimestral - Janeiro/Abril - Maio/Agosto - Setembro/Dezembro

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Conselho Editorial e Científico

Wilson José Gonçalves (Presidente)

Robert Schiaveto de Souza

João Batista Sarmento dos Santos Neto

Histórico do periódico

A Revista Argamassa nasceu do anseio da comunidade cademica como veículo de divulgação do conhecimento e do saber científico e tecnologico para atender a demanda de informação, de formação e da cultura produzida em Mato Grosso do Sul, em busca de consolidação e reconhecimento nacional e internacional. Tendo seu surgimento em fevereiro de 2018, com a colaboração de Wilson José Gonçalves, como Editor Gerente.