O uso das TIC’s no Ensino de Geografia: aproximação entre conteúdos e técnicas

  • Matheus Henrique de Souza Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patricia Helena Mirandola Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gabriela Nogueira de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Amanda Moreira Braz

Resumo

O presente artigo tem como finalidade uma reflexão acerca do uso das chamadas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino de geografia. Com o surgimento das TIC’s no período de Guerra Fria, os aparelhos eletrônicos mudaram o modo de socialização das pessoas, abrindo um leque de possibilidades. Partindo da ideia de que os conteúdos geográficos são dotados de certa abstração, a utilização destas tecnologias em sala de aula surge como uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem, facilitando a assimilação de processos que não são visíveis, inseridos na ciência geográfica. Sendo assim este trabalho buscou listar algumas TIC’s, incluindo softwares, dispositivos, entre outros, que podem ser inseridas no ensino de geografia, analisando suas funcionalidades no ensino dos conteúdos geográficos.

PALAVRAS- CHAVE: TIC’s, tecnologia, geografia, ensino, aprendizagem.

Biografia do Autor

Matheus Henrique de Souza Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Patricia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Gabriela Nogueira de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Bolsista de Iniciação Científica CNPq

Publicado
2018-12-08
Como Citar
BARROS, M. H. DE S.; GARCIA, P. H. M.; MEDEIROS, G. N. DE; BRAZ, A. M. O uso das TIC’s no Ensino de Geografia: aproximação entre conteúdos e técnicas. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 3, p. 3-12, 8 dez. 2018.