n. 3 (2019)

III SEMANA DA MATEMÁTICA DO INMA

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A submissão de trabalhos se dará pela plataforma SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) da UFMS, no ambiente da SEMANA DA MATEMÁTICA DO INMA: <http://seer.ufms.br/index.php/SMIM>. Para submeter trabalhos, os autores deverão fazer seu cadastro na plataforma. No momento de submissão deve-se cadastrar TODOS os autores do texto (não será possível inclusões posteriores).

Há quatro modalidades de apresentação de trabalhos:

  1. Pôster: destinado especialmente à pesquisa em caráter inicial, projetos de pesquisa ou relatos de experiências inovadoras em aulas de matemática; A submissão será feita por meio de um RESUMO SIMPLES. (submissão até 08/09/2019)

 

  1. Comunicação Oral: destinada a pesquisas que possuam resultados, mesmo que parciais ou preliminares. A submissão será feita por meio de um RESUMO EXPANDIDO. (submissão até 08/09/2019)

 

 

  1. Minicursos: destinado a apresentar métodos ou metodologias de ensino e/ou pesquisa a professores e futuros pesquisadores. A submissão será feita por meio de um RESUMO EXPANDIDO. (submissão até 16/08/2019)

 

  1. Mostra de Material: destinado à exposição de materiais manipulativos voltados ao ensino. A submissão será feita por meio de um RESUMO SIMPLES. (submissão até 08/09/2019)

Normas para Resumo Simples:

Usar o template disponível <aqui>, no arquivo deve inserir o título, nomes e vinculação dos autores devem ser ocultados, e um texto com 300 a 500 palavras que resuma a proposta a ser apresentada. Não acrescentar referências bibliográficas. Enviar o arquivo em formato *.doc.

Normas para Resumo Expandido:

Usar o mesmo  template <aqui>, no arquivo deve inserir o título, nomes e vinculação dos autores devem ser ocultados, e um texto com 500 a 1000 palavras que resuma a proposta a ser apresentada mais referências bibliográficas. Enviar o arquivo em formato *.doc.

Os inscritos e aprovados na modalidade pôster deverão providenciar a produção de um pôster de seu trabalho, seguindo as normas do template (modelo disponível neste link). Nos dias do evento e no horário indicado no cronograma, os apresentadores de pôsteres deverão estar presentes no local indicado para exposição/apresentação do trabalho.

Os avaliadores (da Comissão Científica ou ad-hoc) emitirão parecer: aprovado ou reprovado, não haverá possibilidade de alterações e melhorias.

As comunicações orais serão de 15 minutos, em salas e horários a serem divulgados no site do evento.

Os Minicursos terão duração de 3 horas além do intervalo de 30 min.

A comissão científica resguarda o direito de realocar os trabalhos nas modalidades.

Sumário

Poster

Triangularização Aguda Própria de Superfícies Poliédricas PDF
Amanda Lopes Barreto, Wellington Carlos de Jesus
MEDIDAS, GRANDEZAS E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: USO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PDF
Gabriel Freitas de Oliveira Junior, Marcelo Souza
Equação do Calor: aplicações da equação parabólica na barra e temperatura do solo. PDF
Marina Costa Merch dos Santos, César Klayson Soares dos Santos
Caça aos números PDF
Nathália Oliveira da Silva, Mariana Flesch, Diógenes Rocha
Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática do Ensino Básico utilizando Resolução de Problemas PDF
Lara Fernanda Leonel Ramires, Lilian Milena Ramos Carvalho
UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, COM SMARTPHONE E BATALHA NAVAL PDF
Felipe Gonçalves Silva, Aparecida Santana de Souza Chiari

Mostra de Materiais

Torre de Hanoi PDF
Lara Naji Costa, Vitória Lourenço Luges da Silva
Fuga do Quadrafim: Aprendendo Funções de uma Maneira Divertida PDF
Gabriel Sales da Rosa, Vitória Caroline Costa Sousa
O uso do ábaco nas aulas de matemática PDF
Lucas da Silva, Gabriel Sotolani Da Cruz Santana
Demonstrações do Teorema de Pitágoras PDF
Thays Alves de Oliveira, Gabriela da Silva Sandim
Projeto Obesidade PDF
Mariana Melo de Oliveira
Ponte Polinomial PDF
João Pedro Miranda de Mello, Thallia Chantal Moreira da Silva
Resolução de Problemas - Probabilidade PDF
Edson Moreira dos Anjos Junior, Matheus Halmemschlager Pereira
A aplicabilidade do jogo no estudo de Função Afim PDF
Lúcio Ernani Duarte de Oliveira, Vinícius Ryuichi Takamine
Tudo na natureza se reduz a números PDF
Luiza Angelina Prigol Young, José Mello Vieira
Jogo de Funções PDF
Vitor Henrique Santos de Arruda

Minicurso

Introdução a edição de textos em Latex utilizando a plataforma Overleaf PDF
Ana Camila Rodrigues Alonso, Lilian Ferreira Berti
Aspectos Históricos e Epistemológicos da Noção Intuitiva e da Definição por Épsilon e Delta: uma proposta para compreensão do conceito de limite de função PDF
Sonia Maria Monteiro Burigato
O QUE PODE O VÍDEO NA AULA DE MATEMÁTICA? POSSIBILIDADES, LIMITES E REFLEXÕES PDF
Amanda Silva de Medeiros Fernandes, Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa
INICIAÇÃO AO XADREZ PDF
Ailton Ribeiro de Oliveira
Como aliar o uso de smartphones e a produção de Histórias em Quadrinhos em sala de aula de Matemática? PDF
Vanuza Camargo Durães, Aparecida Santana de Sousa Chiari
Encontros com narrativas como possibilidades de um contar PDF
Endrika Leal Soares, Vivian Nantes Muniz Franco
A Matemática que (quase) ninguém vê! Algumas Aplicações PDF
Leandro Bezerra de Lima
Modelando Matemática, mas Discretamente PDF
Elen Spreafico, Mustapha Rachidi