Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática do Ensino Básico utilizando Resolução de Problemas

  • Lara Fernanda Leonel Ramires
  • Lilian Milena Ramos Carvalho UFMS

Resumo

A formação de professores de matemática compreende duas fases: a primeira, a da formação inicial, normalmente feita em cursos de Licenciatura em Matemática.  A segunda, a da formação continuada que é voltada para dar suporte aos professores que militam no ensino básico. Embora estas formações pareçam estar desconectadas, elas precisam caminhar juntas para atender objetivos dos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática e os projetos pedagógicos das Escolas do Ensino Básico, que atualmente devem estar alinhados com o que preconiza o BNCC (Base Nacional Comum Curricular).  Isto significa, então, que a Educação, para o BNCC, deve fortalecer valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade. Com estas considerações, entendemos que a formação inicial do professor tem que agregar ao formando de matemática uma visão que transcende o ato de ser apenas um professor com sólida formação matemática. Para isto é necessário o conhecimento de metodologias de ensino que permitam ensinar matemática associada ao desenvolvimento de conceitos e procedimentos, habilidades, atitudes e valores que possam contribuir para resolver problemas complexos do mundo moderno. Assim, propomos, neste trabalho, utilizar a Metodologia de Resolução de Problemas, na formação inicial e continuada de professores do Ensino básico, por entender ser uma excelente aliada das novas propostas pedagógicas para o ensino, seja ele básico ou superior. 

Biografia do Autor

Lilian Milena Ramos Carvalho, UFMS
Instituto de Matemáticaárea: Otimizaçãoárea: Ensino de Matemática
Publicado
2019-09-18