PROCESSOS IDENTITÁRIOS NO CIBERESPAÇO: VOZES TERENA NO FACEBOOK

  • Nair Cristina Carlos de Medeiros Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Povo Terena. Processos identitários. Facebook.

Resumo

Os Terena tiveram seus modos de vida profundamente modificados em função dos processos de desterritorialização vivenciados e suas estratégias de sobrevivência construídas a partir de então.  Diante dessas transformações, várias discursividades afirmam que os povos Terena abandonaram suas raízes, se aculturaram, se tornaram “índios urbanos” ou mesmo que “não são mais índios”. Neste contexto de estigmatização e de consolidação de sentidos vários sobre estes povos, buscamos problematizar o uso da rede social Facebook como ferramenta de (re)significação e (re)construção de sentidos por parte destes sujeitos.  Em consonância com a perspectiva discursiva adotada, consideramos que o sujeito é múltiplo, heterogêneo, clivado e se encontra em constante transformação a partir de suas ações no mundo. Partimos dos conceitos de memória, interdiscurso e formações discursivas (Foucault,1986; Pechêux, 2009) e da problematização de noções como identidade e processos identitários propostas por Hall (2006) e Coracini (2003). Os resultados apontam para: (1) identidades construídas a partir das relações territoriais que encenam o funcionamento de diferentes posições no discurso, constituídas em formações discursivas que estão relacionadas entre si por oposição. (2) a emergência de sentidos até então interditados nas diferentes instâncias de poder de atuação humana e (3) o Facebook se configurando como ferramenta que permite a circulação dessas vozes outrora silenciadas.

Referências

AZANHA, Gilberto. As terras indígenas Terena no Mato Grosso do Sul. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.2, n.1, p.61-111, jul. 2005.

CORACINI, Maria José R. F. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

______. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula (língua materna e língua estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003.

______. (Org). O jogo discursivo na aula de leitura. Língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1995.

FOUCAULT, Michel. [1969]. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, Forense niversitária, 1986.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

______. Sin garantías: Trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Eduardo Restrepo, Catherine Walsh y Víctor Vich (eds.) Instituto de estudios sociales y culturales Pensar, Universidad Javeriana. Instituto de Estudios Peruanos , Universidad Andina Simón Bolívar, sede Ecuador, Envión Editores, 2010.

PECHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Pontes, 2009.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. O conceito de identidade em linguística: é chegada a hora para uma reconsideração radical? In: SIGNORINI, I. (Org.). Linguagem e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p.21-45.

VARGAS, Vera Lúcia. A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias no século XX e XXI. RJ: UFF, 2011. (tese de doutoramento).

Publicado
2019-09-04