UM DIÁLOGO ENTRE A NECROPOLÍTICA E A DISTOPIA DE THE HUNGER GAMES
Resumo
Com o olhar centrado no cenário político do país ficcional de Panem, na distopia The Hunger Games (2008), da autora Suzanne Collins, será estabelecida e trabalhada a relação governo-população-violência. No que concerne a questão do governo, compreende-se a relação com o governo autoritário fictício, cuja característica é evidente em obras de literatura distópica. Quanto a questão populacional, depreende-se a divisão entre: a) os governantes e as pessoas influentes residentes do lugar chamado Capital; b) o resto da população situada nos Distritos, estes ao quais divididos em 12. No quesito violência, tem-se a exposição através do Reality Show denominados Jogos da Fome (the hunger games), no que consiste em 24 crianças, ou tributos, postas em uma arena para se matarem, ao mesmo tempo em que toda a violência é explicitamente televisionada para todo o país. Tais propostas terão como base as conceitualizações sobre Ficção Científica (FC) e Distopia, a partir de Metamorphoses of Science Fiction (2016), de Darko Suvin, e O Princípio Esperança vol. 1 (2005), por Ernst Bloch, para um melhor entendimento acerca das questões importantes dentro da FC, da mesma maneira que se dispõe noções a respeito de distopia como crítica da sociedade e seus regimes autoritários. Para a questão da violência serão utilizados os apontamentos de Achille Mbembe, em Necropolítica (2018), ao debater a respeito do controle populacional a partir de ações extremas e/ou brutais por parte do governo, como também tendo a falta de liberdade como atributo de controle.
Referências
BLOCH, Ernst. Princípio Esperança vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. UERJ – Contraponto, 2005.
COLLINS, Suzanne. The Hunger Games. New York: Scholastic Press, 2008.
GIROLDO, Ramiro. Ditadura do prazer: sobre ficção científica e utopia. Campo Grande: Ed. UFMS, 2013.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Trad. de Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.
SUVIN, Darko. Metamorphoses of Science fiction. Bern: Peter Lang Press, 2016.
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