Os Cayapó e a história agrária e indígena no sul de Mato Grosso: entre roças, estradas e aldeamentos; entre encontros e desencontros (século XIX)

  • Vanessa Aparecida Camperlingo Serra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O trabalho desenvolvido refere-se à análise da história indígena no sul de Mato Grosso, em especial ao estudo das ações dos povos que habitavam a costa leste desta localidade no contexto do Brasil Império, com o olhar para as práticas dos Cayapó em vista dos embates vivenciados com os senhores de terras. O foco se centrou no leste de Sul de Mato Grosso, nos meados do século XIX, mas sem perder de vista o cenário da presença dos Cayapó pelos caminhos monçoeiros a ligar o sul e o norte de Mato Grosso no cenário do século XVIII. Num primeiro momento, visamos o trabalho de sistematização das fontes, já coletadas, que tratam da temática da história indígena no sul de Mato Grosso, a fim de compreender a cultura, o trabalho e a resistência dos povos da terra frente às ações dos chamados “pioneiros”. Sendo assim, além do uso de fontes primárias, como a utilização dos Relatórios de Província do século XIX e documentos avulsos, coletados no Arquivo Público de Cuiabá, foi necessário trabalharmos outros documentos como os relatos de viajantes e sertanistas, a exemplo do “Derrotas”, de Joaquim Francisco Lopes. Observa-se ainda a importância do diálogo com referenciais teóricos e metodológicos que discorressem sobre o sul de Mato Grosso na historiografia regional e brasileira, norteando as indagações para o entendimento de como se dava a vida dos povos originários nos meados do XIX.

Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Camperlingo Serra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Referências

CAMPESTRINI, Hildebrando. Santana de Paranaíba – De 1700 a 2002. 2ª. ed. Campo Grade: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2002.

GIRALDIN, Odair. Cayapó e Panará. Luta e sobrevivência de um Povo Jê no Brasil Central. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

JUZARTE, T. J. Diário da Navegação. Campinas/SP: Editora da Unicamp/ Centro de Memória-Unicamp, 1999.

LOPES, Joaquim Francisco. Derrotas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2010.

MARTINS, Gilson Rodolfo. Breve painel etno-histórico do Mato Grsoo do Sul. Campo Grande, MS. UFMS/FNDE, 1992.

SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: A escrita da História. São Paulo: UNESP,1992.

SCHWARTZ, Stuart. Escravos, roceiros e rebeldes. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

SILVA, Cássia Queiroz. Pobres livres em Sant’ Anna do Paranahyba. Dissertação (Mestrado em História), UFGD, 2014.

SILVA, Flávio Marcus da. Subsistência e poder – a política do abastecimento alimentar nas Minas setecentistas.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

SOUZA, Laura de Mello e. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. 2ª ed. Rio de Janeiro : Graal Editores, 1986.

TAUNAY, Alfredo d’ Escragnolle. Inocência. São Paulo: Editora Martin Claret, 2002.

Publicado
2017-07-07