DA MARGEM À MODA: O FENÔMENO DA DESMARGINALIZAÇÃO DA TATUAGEM - UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA CONTEMPORÂNEA DA TATUAGEM NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS – MS

  • Fernando Lucas de Souza Garcia UFMS

Resumo

Este artigo pretende levantar questões acerca do processo de desmarginalização da tatuagem na sociedade contemporânea, buscando compreender como os atores sociais participam deste processo e qual sua influência sobre ele.

Palavras-chave: Tatuagem, Marginalidade, Modificação corporal, Identidade.

Referências

BARTH. Fredrik. O guru. o iniciador e outras variações antropológicas. - Fredrik Barth.Tradução de John Cunha Comerford. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria,2000.

BERGER, Mirela. Tatuagem; a memória na pele. Espírito Santo: UFES ,2007.

FONSECA, Andréa Lissett Perez. Tatuar e ser tatuado: “Etnografia da Prática Contemporânea da Tatuagem”, Estúdio: Experience Art Tattoo. Florianópolis: UFSC, 2003. 151 f. Programa de Pós Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

LEITÃO, Débora K. A flor de pele. Estudo antropológico sobre a prática da tatuagem em grupos urbanos. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

MARQUES, Toni. O Brasil Tatuado e Outros Mundos. Rio De Janeiro: Rocco, 1997.

PROVINE, Robert R. Enigmas do bocejo. Em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/enigmas_do_bocejo.html>. Acesso em 17 de junho de 2014.

Edição
Seção
Ensaios de Graduação