6º ENCONTRO DAS MULHERES CAMPONESAS DO BOLSÃO-MS: APROPRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO

  • Alessandra Alves Pereira
  • Nathan Ulguim
  • Giovana Rocha Faria
  • Mário Marcio Geminiano
  • Larissa dos Santos Campos
  • Rosemeire Aparecida de Almeida

Resumo

Este artigo é resultado de uma ação do planejamento 2018 do PET-Geografia, intitulada: “Oficina de Montagem de Curta-Metragem”. Trata-se da produção de um audiovisual sobre o 6º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão-MS, ocorrido no dia 20 de outubro de 2018, na sede do Assentamento Rural de Reforma Agrária 20 de Março. Para o processo de criação do vídeo, elaborou-se um questionário com perguntas sobre o assentamento e o evento que foram respondidas pelos participantes.  Para construção desta atividade foram realizadas pesquisas visando à compreensão do processo de conquista do assentamento, bem como de realização do evento “Mulheres camponesas”.   Soma-se a este trabalho de revisão bibliográfica as etapas de idealização de roteiro, montagem e divulgação do vídeo de curta-metragem. Situação que permitiu aos envolvidos conhecer o espaço de vida e trabalho dos agricultores familiares, ao mesmo tempo, contribuir para a visibilidade do encontro das mulheres camponesas.

Referências

BORZONE, Clariana V. Mulheres camponesas no território rural do Bolsão/MS: protagonismo, resistências e contradições. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas.

BORZONE, Clariana V., ALMEIDA, Rosemeire A., NARDOQUE, Sedeval. Mulheres camponesas em movimento: a experiência do comitê de mulheres no Território Rural do Bolsão/MS. Boletim Dataluta, n°. 111, p. 2-8, 2017.

BOTTENTUIT JUNIOR; João Batista, LISBOA; Eliana Santana, COUTINHO; Clara Pereira. Percepção de Alunos sobre as Potencialidades dos filmes e vídeos digitais na Educação: uma experiência em dois cursos de licenciatura. Disponível em <. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/25453/1/Joao_Bottentuit_challenges2013.pdf>. Acesso em Maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação Gerencial para Programa de Educação Tutorial. Relatório de Atividades 2018. Três Lagoas-MS, 2018.

MEDEIROS, Gabriela N., ALMEIDA, Rosemeire A. Estudo da participação no PAA da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento “20 de março” em Três Lagoas/MS no tocante ao impacto na reprodução social das famílias associadas. Três Lagoas-MS. Relatório de Iniciação Científica (CNPq/UFMS), 2016.

MERCADANTE, Patrícia T. M. Soberania Alimentar e Transição Agroecológica no Assentamento 20 de Março, Três Lagoas (MS). 2018. 120p. Dissertação (Pós-Graduação em Geografia) – UFMS, Três Lagoas/MS.

NARDOQUE, Sedeval, ALMEIDA, Rosemeire A. de. TERRITÓRIO RURAL DO BOLSÃO (MS): realidade e perspectivas. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – Artigo DATALUTA. Presidente Prudente, janeiro de 2015, número 85.

NARDOQUE, Sedeval; MELO, Danilo Souza; KUDLAVICZ, Mieceslau. Questão agrária em Mato Grosso do Sul e seus desdobramentos pós-golpe de 2016. OKARA: Geografia em debate, v. 12, n. 2, p. 624-648, 2018.

PAULINO, Eliane T.. Capitalismo rentista e luta pela terra: a fragilidade do parâmetro de renda monetária no estudo dos assentamentos rurais. REVISTA NERA (UNESP), Presidente Prudente, v. ano 9, n.n. 8, p. 52-73, 2006.

PEREIRA, A. A. ; CAMPOS, L. S. ; ALMEIDA, Rosemeire A. ; ULGUIM, N. ; FARIA, G. R. . Luta pela terra e identidade comunitária: os caminhos da conquista do assentamento 20 de Março, em Três Lagoas/MS. In: XXIV Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2018, Dourados - MS. Anais do XXIV Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2018.

PEREIRA, A. A; FARIA, G. R; GEMINIANO, M. M. PET na UMI: em busca de trajetórias geográficas e histórias de vida. V Encontro dos Grupos PET do Centro Oeste - ECOPET. Campo Grande-MS, 2018.

Publicado
2019-10-30
Seção
Artigos de Educação Tutorial