Foco e Escopo

 A Revista eletrônica - Ofaié, tem como proposta além de congregar o conhecimento produzido por pelo debate historiográfico produzido no campus de Nova Nndradina, também produzir um diálogo 

 Missão: A Revista Ofaié tem por missão veicular trabalhos científicos que contribuam para o avanço da pesquisa, especialmente na área da História. Inserida em um projeto político-pedagógico que percebe como indissociáveis os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, seu viés interdisciplinar tem como finalidade promover a reflexão crítica sobre as temáticas históricas e afins.

Objetivos: Publicar textos dos acadêmicos e docentes do curso de história do CPNA e buscar parcerias com os demais pesquisadors e professores de história e áreas de humanidades afins. 

Público alvo: estudantes do CPNA, docentes do CPNA, pesquisadores da área de história e de ciências humanas em geral, professores (as) da educação básica de Nova Andradina e Região. Demais autores que demosntrem interesse na revista.

Política de Submissão: 

A Revista se constitui de Dossiês; Artigos livres; Ensaios de Graduação; Entrevistas; Resenhas e Fontes. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista Eletrônoca Ofaié passam, preliminarmente, por uma criteriosa avaliação formal dos editores-chefes para que apreciem a sujeição das orientações aos autores (como, por exemplo, resumo, abstract, número de páginas, fonte, obediência às normas da ABNT, vinculação às linhas editoriais, titulação dos autores e coautores, etc). Posteriormente, são submetidos a dois pareceristas ad hoc, de notório saber na área do trabalho, que proferirão a decisão de publicação. Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de blind peer-review.

Caso haja pareceres conflitantes, o editor solicitará a análise de um terceiro parecerista.

Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reprovado na avaliação por pares desta Revista.

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Conselho Consultivo

Sponsors

CNPq