A pesquisa no campo da formação de professores que ensinam matemática nas últimas décadas: tendências e perspectivas
Resumo
A pesquisa no campo da formação de professores que ensinam matemática vem crescendo de forma significativa nas últimas décadas. Os participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores – GEPFPM/FE/Unicamp, grupo do qual faço parte, já realizaram dois grandes mapeamentos dos trabalhos de dissertações e teses que têm como foco o professor que ensina matemática. Se, no primeiro mapeamento relativo ao período de 1978 a 2001, havia 112 trabalhos, no segundo, de 2001 a 2012 foram identificados 858 trabalhos, o que evidencia o crescimento das pesquisas. De 2012 até o momento, esse número deve ter aumentado consideravelmente, considerando as pesquisas envolvendo políticas públicas e programas como o PIBID e o OBEDUC, além do crescimento no número de programas de pós-graduação. Esses mapeamentos têm possibilitado compreender: como esse campo de inquérito vem se constituindo; quais são as tendências dominantes; quais os focos de investigação; quais os principais referenciais teóricos e metodológicos; e os resultados apontados que poderiam contribuir para os programas de formação inicial e continuada e as políticas públicas. Eles também possibilitam compreender as lacunas existentes e as fragilidades metodológicas, alinhando-se a uma literatura mundial que aponta as dificuldades para um consenso sobre o objeto de pesquisa quando se trata da formação docente. Minha apresentação nesta mesa redonda visa apresentar alguns dos resultados desses mapeamentos, apontando algumas perspectivas atuais.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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