PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO A PARTIR DA FÉCULA DE MANDIOCA EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE NAVIRAÍ/MS

  • Maria Eulália Felix Wanderley Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Senhorita Daniele Ribeiro Cooperativa Agrícola Sul Mato-grossense
  • senhorita Silvia Benedetti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Cooperativa, Sacolas Biodegradáveis, Fécula, Descarte.

Resumo

A pesquisa foi realizada na Fecularia da COPASUL- Cooperativa Agrícola Sul Mato-grossense, no município de Naviraí-MS. Diante da necessidade de se reduzir o volume de descarte de embalagens convencionais que causam tantos danos ao meio ambiente. A fécula é o produto mais nobre extraído das raízes da mandioca e sua utilização se dá em mais de mil segmentos, principalmente nas indústrias alimentícias, de plásticos e na siderurgia. Para a produção do plástico biodegradável, utilizou-se a fécula de mandioca com adição de glicerina, hidróxido de sódio e solução e ácido clorídrico em solução, a fécula natural na presença de um plastificante, submetidos a determinadas condições de temperatura, se funde se transformando em fécula termoplástica. Assim o objetivo do trabalho foi modificar a fécula e usá-la no desenvolvimento de filmes que possam substituir as embalagens que são feitas de polietileno. Constatou-se que os resultados obtidos demonstraram que o plástico a base de fécula de mandioca produzida foi possível perceber que as modificações realizadas na fécula alteraram as características do material plástico formado, por meio de testes visuais de aparência e transparência do bioplástico a base de fécula de mandioca produzido obteve resistência e flexibilidade satisfatória.

Biografia do Autor

Maria Eulália Felix Wanderley, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda Engenharia de Alimentos 

 

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n° 23, de 14 de dezembro de 2005. Aprova o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade dos Produtos Amiláceos derivados da raiz da mandioca. Diário Oficial da República Federativa do Brasil], Brasília p.5, dez. 2005. Seção 1.

FLORES, S. A. M; GREGORI, R; SILVEIRA, G. E. (2010) Analise da estrutura das cooperativas agroindustriais do Rio Grande do Sul. Disponível em:

<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_115_753_15569.pdf> . Acesso em: 5 out. 2018.

MORO, T. M. A.; ORTIZ, J. A. R.; ASCHERI, J. L. R.; CARVALHO, C. W. P. Efeito plastificante do glicerol nas propriedades físicas de bioplásticos de amidos e maracujá. In: VII Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio,2013, Fortaleza. Anais... Fortaleza-CE: 2013.

ZECHENDORF, B. TIBTECH, 17, p.219, 1999.

Publicado
2019-10-14
Como Citar
FELIX WANDERLEY, M. E.; RIBEIRO, S. D.; BENEDETTI, SENHORITA S. PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO A PARTIR DA FÉCULA DE MANDIOCA EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE NAVIRAÍ/MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 14 out. 2019.
Seção
EIXO 5 - Resumo Expandido - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo