REFLEXÕES ACERCA DO PEDAGOGO NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Lourdes Aparecida Machado BRAGA Prefeitura Municipal de Naviraí
  • Maria Madalena Freitas Barbosa Prefeitura Municipal de Naviraí
  • Milene Bartolomei Silva Universidade federal de Mato Grosso do sul
Palavras-chave: Docência, Formatação, Atuação, Diferentes Áreas.

Resumo

O artigo faz uma reflexão acerca da atuação do pedagogo no espaço não escolar e tem por objetivo analisar concepções de formação de pedagogos e sua atuação profissional nos diferentes espaços que lhes cabem, caracterizando as especificidades do trabalho pedagógico, uma vez que são profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa realizada é de natureza qualitativa, em que foi adotada, como procedimento principal, a aplicação de questionários semiestruturados aos participantes da área da educação. A análise dos dados ocorreu por meio de fundamentação teórica, que entendem que o papel do pedagogo é amplo, pois tem atuação em diversos contextos sociais, ou seja, a educação acontece em vários segmentos da sociedade. Desta maneira, entende-se que o pedagogo está conquistando e crescendo cada vez mais no espaço não escolar que envolve todo o sistema de ensino e de aprendizagem. Os cursos de pedagogia devem privilegiar a formação inicial desses profissionais para atuarem nos espaços de educação não formal, bem como os próprios espaços de atuação devem propiciar momentos para a formação continuada.

Biografia do Autor

Lourdes Aparecida Machado BRAGA, Prefeitura Municipal de Naviraí
Professora de educação Infantil no Municipio de Naviraí
Maria Madalena Freitas Barbosa, Prefeitura Municipal de Naviraí
Professora de educação Infantil no Municipio de Naviraí
Milene Bartolomei Silva, Universidade federal de Mato Grosso do sul
Professora Doutora da Universidade federal de Mato Grosso do sul

Referências

ALVES, F.; ZUSE, A. J. O pedagogo nas organizações: seus saberes e fazeres.

Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, v. 5, n. 1, p. 93-108, 2004.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

GALAS, M. C. de S. e S. Curso de pedagogia no Brasil e o processo histórico do curso de licenciatura plena em pedagogia da cidade de Parnaíba. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento 2002/GT.13/ GT13_6_2002.pdf>. Acesso em 20 jul. 2019.

GOHN, M. da G. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o Associativismo do terceiro setor. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

HOLTZ, M. L. M. Lições de Pedagogia Empresarial. MH Acessoria empresarial LTDA., Sorocaba/SP, 2006. Disponível em: http:/www.procedingns.scielo.br/scielo.php?pid=MSC000000092010000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 maio 2019.

LIBÂNEO, J. C. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-200.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 65-200.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Editora da UFPR.

LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia, ciência da educação?. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KOWALCZUK, L. M. F.; VIERA , A. M. D. P. O pedagogo nas organizações. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO –EDUCERE. Curitiba, 2011. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Curitiba, 7 a 10 nov. 2011.

NOVOS Rumos do Ensino. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Ano 3 - nº. 7 - Julho de 2005 - Edição Vestibular. Disponível em: <http://www.ufmg.br/diver sa/7/pedagogia.htm Acesso em 26 jul. 2019.

RAMAL, A.C. Pedagogo: a profissão do momento. Rio de Janeiro: Gazeta Mercantil, 6 de março de 2002. Disponível em: <http://www.idprojetoseducacionais. com.br/artigos/PEDAGOGO.pdf>. Acesso em: 11 jul.. 2019.

Publicado
2019-10-28
Como Citar
BRAGA, L. A. M.; BARBOSA, M. M. F.; SILVA, M. B. REFLEXÕES ACERCA DO PEDAGOGO NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 28 out. 2019.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo