REFLEXÕES ACERCA DO PEDAGOGO NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
O artigo faz uma reflexão acerca da atuação do pedagogo no espaço não escolar e tem por objetivo analisar concepções de formação de pedagogos e sua atuação profissional nos diferentes espaços que lhes cabem, caracterizando as especificidades do trabalho pedagógico, uma vez que são profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa realizada é de natureza qualitativa, em que foi adotada, como procedimento principal, a aplicação de questionários semiestruturados aos participantes da área da educação. A análise dos dados ocorreu por meio de fundamentação teórica, que entendem que o papel do pedagogo é amplo, pois tem atuação em diversos contextos sociais, ou seja, a educação acontece em vários segmentos da sociedade. Desta maneira, entende-se que o pedagogo está conquistando e crescendo cada vez mais no espaço não escolar que envolve todo o sistema de ensino e de aprendizagem. Os cursos de pedagogia devem privilegiar a formação inicial desses profissionais para atuarem nos espaços de educação não formal, bem como os próprios espaços de atuação devem propiciar momentos para a formação continuada.
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