HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS E A FASE DE REFORMAS ADMINISTRATIVAS/GERENCIAIS INICIADAS NA DÉCADA DE 2010

  • Marcio Nolasco Leite Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Adáuto de Oliveira Souza Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Palavras-chave: REHUF, Hospitais Universitários Federais, Política Pública, EBSERH, Gestão.

Resumo

Este artigo trata do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – (REHUF), idealizado e implementado no governo (Lula – 2º mandado), no contexto de problemáticas e ou “crises” históricas enfrentadas por estes nosocômios. O programa representa um marco histórico das “ideias centrais”, advindas da atual fase no tratamento disposto para os Hospitais Universitários Federais brasileiros, conhecida como “Reformas Administrativas e Gerenciais”, esta de influência da Nova Gestão Pública. É depositado nessa nova forma de gestão, confiança, e em tese, o objetivo é melhorar a eficiência, a eficácia, o desempenho, a racionalidade administrativa, portanto, balizas a serem seguidas. O artigo expõe a relação estabelecida por Política de Estado, a partir da criação do (REHUF), e em 2011, no governo (Dilma – 1º mandato) com a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – (EBSERH), que por sua vez, tornou-se a gestora do (REHUF).  A metodologia é de revisão na literatura, bem como ocorre abordagem do impacto no Hospital Universitário da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Biografia do Autor

Marcio Nolasco Leite, Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFGD
Adáuto de Oliveira Souza, Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFGD

Referências

Araújo K. M, Leta J. Os hospitais universitários federais e suas missões institucionais

no passado e no presente. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.21, n.4, out.-dez. 2014, p.1261-1281.

Brasil. Portaria Interministerial nº. 40, de 08 de janeiro de 2010. Institui Comissão Interinstitucional com o objetivo de avaliar e diagnosticar a atual situação dos Hospitais Universitários e de Ensino no Brasil, visando reorientar e/ou formular a política nacional para o setor. Diário Oficial da União 2010; 8 jan.

Brasil. Portaria Interministerial nº. 41, de 08 de janeiro de 2010. Designar os membros

da Comissão Interinstitucional. Diário Oficial da União 2010; 8 jan.

Brasil. Decreto n°. 7.082, de 27 de janeiro de 2010. Institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - REHUF, dispõe sobre o financiamento compartilhado dos Hospitais Universitários Federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação global com esses hospitais. Diário Oficial da União 2010; 27 jan.

Brasil. Portaria Interministerial nº. 883, de 05 de julho de 2010. Regulamenta o

Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, que institui o Programa Nacional de

Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - REHUF, dispõe sobre o financiamento compartilhado dos Hospitais Universitários Federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação global com esses hospitais. Diário Oficial da União 2010; 5 jul.

Brasil. Medida Provisória nº. 520, de 31 de dezembro de 2010. Autoriza o Poder

Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. - EBSERH e dá outras providências. Diário Oficial da União 2010; 31 dez.

Brasil. EM Interministerial nº. 127, de 20 de junho de 2011. Lex: coletânea de

projetos: edição federal. Brasília, 2011.

Barros R. T. Modelos de Gestão na Administração Pública Brasileira: Reformas

Vivenciadas pelos Hospitais Universitários Federais. Revista dos Mestrados Profissionais. Volume 2, Número 1, Jan./Jun. 2013.

Braga Neto F. C, Barbosa P. R, Santos I. S, Oliveira C. M. F. Atenção hospitalar: evolução histórica e tendências. In: Giovanella L. et al. [org.] Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2a. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012.

Cardial, A. M. D. do. Novas determinações do capital na saúde brasileira: a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares em questão. 2013. 177f. Dissertação. (Mestrado em Serviço Social. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.

Fernandes, R. B. Da conquista ao desmonte: Um estudo de caso sobre os (des)caminhos da política de saúde em tempos de EBSERH. 2017. 145f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2017.

Júnior, N. P. Política, Planejamento e Gestão em Hospitais Universitários Federais. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Ciências Médicas / Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Campinas - SP, 2018.

Martins V. F. Hospitais Universitários Federais e a Nova Reestruturação

Organizacional: O Primeiro Olhar, Uma Análise de Um Hospital Universitário. ReAC –

Revista de Administração e Contabilidade. Faculdade Anísio Teixeira (FAT), Feira de

Santana-Ba, v. 3, n. 2, p. 4-22, julho/dezembro, 2011.

Santos A. C, Oliveira Júnior L. B. Rehuf: uma ferramenta para tomada de decisão e sua

aplicação na saúde coletiva. HU Revista, Juiz de Fora, v. 42, n. 1, p. 43-51, jan./jun. 2016.

Santos T. B. S, Pinto I. C. M. Política Nacional de Atenção Hospitalar: con(di)vergências entre normas, conferências e estratégias do executivo federal. Saúde em debate 2017;

(3):99-113.

Publicado
2019-10-08
Como Citar
NOLASCO LEITE, M.; DE OLIVEIRA SOUZA, A. HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS E A FASE DE REFORMAS ADMINISTRATIVAS/GERENCIAIS INICIADAS NA DÉCADA DE 2010. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 8 out. 2019.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor