Foco e Escopo

Albuquerque: revista de história é uma publicação semestral, que objetiva a divulgação da produção nos campos das Ciências Humanas e Sociais, das Linguagens e das Artes, bem como do encontro entre as distintas áreas, na forma de artigos, traduções, resenhas, ensaios, entrevistas. A revista é editada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais (PPGCult) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Câmpus de Aquidauana) e pelos membros do Universo Dialógico - Grupo de Pesquisa em Linguagens & Diferenças.   

As contribuições são recebidas em fluxo contínuo, com exceção dos dossiês temáticos, cuja publicação depende de abertura de chamadas lançadas no site da revista, propostas por um(a) ou mais organizadores(as).  

A revista também limita o número de publicações de pesquisadores(as) e professores(as) da própria instituição.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as contribuições passam pelo mesmo processo avaliativo e editorial após a submissão online.

Primeiramente, são analisados pela equipe editorial, que avalia a adequação às normas da revista e da proposta. Caso satisfaça as condições de publicação, o original é encaminhado a dois/duas pareceristas ad hoc para avaliação às cegas por pares. Na fase da avaliação cega por pares, os(as) pareceristas podem recomendar o aceite, a recusa ou modificações, sendo que estas deverão ser respondidas pelo(a) autor(a). Caso haja apontamentos para modificações, o(a) autor(a) será informado(a) e convidado(a) a adequar o manuscrito. As modificações serão avaliadas novamente pela equipe editorial e, se for necessário, pelos(as) pareceristas. Se houver recomendações conflitantes na primeira avaliação às cegas por pares, a equipe editorial enviará o manuscrito para um(a) terceiro(a) parecerista ad hoc.

Resenhas e entrevistas são avaliadas pela equipe editorial, havendo coordenação de um editor de seção. Caso seja julgado necessário, essas contribuições podem ser encaminhadas a pareceristas ad hoc.

Destacamos que cada autor(a) só poderá ter um original em processo de avaliação. Caso haja a efetiva publicação de sua contribuição, será observado o prazo de um ano (dois números) para o início de uma nova avaliação.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico